top of page
Search

Milei: saiba mais sobre a cantora e compositora brasileira que faz sucesso no TikTok



Quem é Miley? Uma breve introdução ao político e economista argentino




Milei é um sobrenome comum na Argentina, mas nos últimos anos tornou-se sinônimo de uma pessoa: Javier Gerardo Milei, político, empresário e economista que atualmente é deputado federal por Buenos Aires e líder da coalizão política La Libertad Avanza (A Liberdade Avança). Milei é conhecido por suas opiniões francas e controversas sobre várias questões econômicas, sociais e políticas, bem como por suas frequentes aparições na televisão e nas redes sociais. Ele também é uma das figuras mais proeminentes do movimento libertário na Argentina, defendendo o livre mercado, os direitos individuais, o governo limitado e o não-intervencionismo. Neste artigo, exploraremos quem é Milei, quais são seus pontos de vista e ideologia, quais são seus objetivos e conquistas políticas e qual é seu impacto e influência na política e na sociedade argentina.


Histórico e educação de Milei




Milei nasceu em 1970 em Buenos Aires, filha de pai motorista de ônibus e mãe dona de casa. Ele tem ascendência húngara de seu avô paterno, que imigrou para a Argentina após a Segunda Guerra Mundial. Ele cursou o colégio Cardenal Copello e decidiu seguir carreira em economia aos 12 anos, depois de testemunhar a crise de hiperinflação que afetou a Argentina no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Ele também se interessou por esportes e música, jogando como goleiro do Chacarita Juniors até 1989 e cantando em uma banda de rock chamada Everest.




milei




Milei formou-se em economia na Universidade privada de Belgrano (Licentiate) e recebeu dois títulos de mestrado do Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) e da Universidade privada Torcuato di Tella.Ele se especializou em crescimento econômico e se tornou um seguidor da Escola Austríaca de pensamento econômico, que enfatiza o papel da escolha individual, do empreendedorismo e da ordem espontânea no processo de mercado. Ele também estudou as obras de liberais clássicos como Adam Smith, John Locke, David Hume, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek, Milton Friedman, entre outros.


A carreira de Milei como economista e empresário




Carreira de Milei como Economista




Milei iniciou sua carreira profissional como economista na Máxima AFJP (empresa de previdência privada), onde se tornou economista-chefe. Em seguida, trabalhou como economista-chefe no Estudio Broda (empresa de consultoria financeira) e como consultor governamental no International Center for Settlement of Investment Disputes. Ele também foi economista sênior do HSBC.


Desde 2012, lidera a divisão de Estudos Econômicos da Fundação Acordar, um think tank de abrangência nacional. Ele também é membro do B20 (Grupo de Política Econômica da Câmara de Comércio Internacional), conselheiro do G20 e do Fórum Econômico Mundial. É autor de nove livros sobre diversos temas econômicos, como política monetária, política fiscal, dívida pública, inflação, taxa de câmbio, competitividade, produtividade, entre outros.


Carreira de Milei como empresário




Além de suas atividades acadêmicas e de consultoria, Milei também é um empresário que trabalha para o magnata argentino Eduardo Eurnekián, uma das pessoas mais ricas da Argentina e dono de várias empresas em diferentes setores como mídia, energia, infraestrutura, agricultura, etc. Milei é assessor pessoal de Eurnekián e também trabalha como diretor da Corporación América, holding de Eurnekián que opera em 52 aeroportos ao redor do mundo. Milei também é sócio e diretor de várias outras empresas, como Aeropuertos Argentina 2000, Helport, Eurnekián Agropecuaria e Unitec Blue.


As visões políticas e a ideologia de Milei




Visões políticas de Milei




Milei se define como um libertário, uma filosofia política que defende a maximização da liberdade individual e a minimização da intervenção do estado em todos os aspectos da vida. Ele se opõe fortemente ao socialismo, populismo, estatismo, intervencionismo, corporativismo e qualquer forma de coletivismo que considere prejudicial à dignidade e prosperidade humanas. Ele também critica os principais partidos políticos da Argentina, como o peronismo e o radicalismo, que ele acusa de serem corruptos, ineficientes e autoritários.


Milei apóia o livre mercado, o livre comércio, a livre iniciativa, a propriedade privada, o dinheiro sólido, os impostos baixos, a responsabilidade fiscal, a desregulamentação, a privatização, a concorrência, a inovação, o empreendedorismo, a cooperação voluntária e a sociedade civil. Ele acredita que essas são as melhores maneiras de alcançar o crescimento econômico, o bem-estar social e o desenvolvimento humano. Ele também defende os direitos individuais, a autonomia pessoal, a autopropriedade, a autorresponsabilidade, a autoconfiança, a autoexpressão, o autoaperfeiçoamento e a não agressão. Ele acredita que essas são as melhores maneiras de alcançar a dignidade humana, a felicidade e a liberdade.


Ideologia Política de Milei




A ideologia política de Milei é influenciada por vários pensadores e escolas de pensamento que compartilham suas visões libertárias. Alguns deles são:


  • A Escola Austríaca de Economia: Milei segue os ensinamentos de Ludwig von Mises, Friedrich Hayek, Murray Rothbard, Hans-Hermann Hoppe e outros economistas que enfatizam o papel da ação humana, valor subjetivo, utilidade marginal, preferência temporal, estrutura de capital, teoria monetária, teoria dos ciclos econômicos, ordem espontânea e praxeologia (a ciência da ação humana) no processo de mercado.



  • O Liberalismo Clássico: Milei admira as obras de Adam Smith, John Locke, David Hume, John Stuart Mill, Alexis de Tocqueville e outros filósofos que defendem os princípios dos direitos naturais, governo limitado, estado de direito, separação de poderes, freios e contrapesos, democracia, liberdade de expressão, tolerância religiosa e liberdade individual.



  • O anarcocapitalismo: Milei é influenciado pelas ideias de Murray Rothbard, David Friedman, Lysander Spooner e outros pensadores que propõem uma sociedade sem Estado baseada em associações voluntárias, direito privado, defesa privada, arbitragem privada e anarquismo de livre mercado.



  • O Objetivismo: Milei é inspirado na filosofia de Ayn Rand, que promove os valores de racionalidade, egoísmo, individualismo, capitalismo e interesse próprio. Ele também aprecia seus romances, como Atlas Shrugged e The Fountainhead, que retratam personagens heróicos que lutam contra as forças coletivistas.



Presença e controvérsias da mídia de Milei




Milei é um convidado frequente em vários programas de televisão e rádio na Argentina, onde expressa suas opiniões sobre assuntos atuais e debates com outros convidados. Ele é conhecido por seu estilo provocativo e de confronto, muitas vezes usando insultos, sarcasmo, humor e gestos para defender seus pontos de vista. Ele também é muito ativo em plataformas de mídia social, como Twitter, Instagram, YouTube e Facebook, onde tem milhões de seguidores. Ele usa esses canais para se comunicar com seus apoiadores, compartilhar suas opiniões, promover seus livros e eventos e criticar seus oponentes.


A presença de Milei na mídia também gerou muitas polêmicas e críticas de diversos setores da sociedade. Alguns dos mais notáveis são:


  • Em 2017, teve uma discussão acalorada com Leandro Santoro, político do governista Frente de Todos, no programa Intratables. Milei acusou Santoro de ser um "parasita socialista" e um "ladrão", enquanto Santoro chamou Milei de "fascista" e "palhaço".A troca se tornou viral nas mídias sociais e gerou um debate público sobre o papel do Estado na economia.



  • Em 2018, se envolveu em uma briga física com Diego Brancatelli, jornalista e apoiador da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, no programa de TV Animales Sueltos. Milei pressionou Brancatelli depois que ele o interrompeu durante uma discussão sobre inflação. O incidente foi amplamente condenado por outros jornalistas e políticos como um ato de violência e intolerância.



Em 2019, foi processado por Martín Tetaz, economista e professor da Universidade de Buenos Aires, por difamação e calúnia. Milei chamou Tetaz de "pseudoeconomista", "mercenário" e "mentiroso" em várias ocasiões, Carreira política e aspirações de Milei




Participação de Milei nas Eleições Legislativas de 2021




Milei entrou na política em 2020, quando ingressou no Partido Libertário da Argentina, partido político fundado em 2017 que defende princípios e políticas libertárias. Tornou-se líder da sucursal do partido em Buenos Aires e anunciou sua candidatura às eleições legislativas de 2021, onde disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, a câmara baixa do Congresso argentino. Ele formou uma aliança eleitoral com outros partidos libertários e conservadores, como Republicanos Unidos (Republicanos Unidos) e Partido Democrata (Partido Democrata), sob o nome de Avanza Libertad (Advance Liberty).


Milei fez uma campanha baseada em seu slogan "La Libertad es el Camino" (A liberdade é o caminho), onde propôs reduzir impostos, gastos públicos, dívida pública, inflação e intervenção do Estado e promover a liberdade econômica, propriedade privada, empreendedorismo e direitos individuais. Ele também criticou o governo do presidente Alberto Fernández e sua vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner , a quem acusou de serem "tiranos socialistas" que estão destruindo o país.Ele também atacou a coalizão de oposição Juntos por el Cambio (Juntos pela Mudança), liderada pelo ex-presidente Mauricio Macri , a quem culpou por ser "inepto" e "corrupto".


A campanha de Milei atraiu muita atenção da mídia e do público, principalmente entre os eleitores jovens, desiludidos com os partidos tradicionais e atraídos por seu discurso anti-establishment e personalidade carismática. Também recebeu apoio de algumas celebridades, como Marcelo Tinelli, popular apresentador e produtor de TV, que o convidou para seu programa Showmatch La Academia e elogiou suas propostas.


Milei conseguiu um resultado surpreendente nas eleições legislativas de 2021, obtendo 13,66% dos votos em Buenos Aires, o segundo distrito mais populoso do país. Ele ficou em terceiro atrás de Juntos por el Cambio (48,19%) e Frente de Todos (24,20%), mas à frente de outros partidos como Frente de Izquierda y de los Trabajadores (Frente de Esquerda e dos Trabalhadores) (6,17%) e Consenso Federal (Consenso Federal) (3,11%). Ele conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, tornando-se um dos quatro deputados eleitos pelo Avanza Libertad em todo o país.


A formação de Milei da Coalizão La Libertad Avanza




Após seu sucesso eleitoral em 2021, Milei decidiu expandir seu projeto político e criar uma nova coalizão que incluiria não apenas partidos libertários e conservadores, mas também outros setores da sociedade que compartilham sua visão de liberdade e mudança. Ele batizou essa coalizão de La Libertad Avanza (A Liberdade Avança), que foi lançada oficialmente em 9 de fevereiro de 2023, em um evento realizado no Teatro Gran Rex de Buenos Aires.


La Libertad Avanza é composto por vários partidos políticos, como Partido Libertario (Partido Libertário), Republicanos Unidos (Republicanos Unidos), Partido Democrata (Partido Democrata), Partido Conservador Popular (Partido Popular Conservador), Partido Autonomista Nacional (Partido Nacional Autonomista), entre outros.Também conta com o apoio de diversas organizações sociais, como a Fundación Libertad y Progreso (Fundação Liberdade e Progresso), Fundación Bases (Fundação Bases), Fundación Atlas para una Sociedad Libre (Fundação Atlas para uma Sociedade Livre), Fundación Friedrich Naumann para la Libertad (Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade), entre outras.


La Libertad Avanza pretende ser uma alternativa nacional que possa desafiar a hegemonia da Frente de Todos e Juntos por el Cambio na política argentina. Propõe defender os valores da liberdade, democracia, republicanismo, federalismo, constitucionalismo, estado de direito, livre mercado, propriedade privada, direitos individuais e paz social. Também busca promover o crescimento econômico, o bem-estar social, o desenvolvimento humano, a inovação, o empreendedorismo, a educação, a saúde, a segurança e a proteção ambiental.


Candidatura de Milei para a eleição presidencial de 2023




Milei anunciou sua intenção de concorrer à presidência da Argentina nas eleições gerais de 2023, como candidato do La Libertad Avanza. Ele declarou que seu principal objetivo é acabar com a "tirania socialista" que governou o país por décadas e restaurar a "democracia republicana" fundada pelos pais fundadores da nação. Ele também afirmou que seu principal desafio é superar a "batalha cultural" que enfrenta contra a "doutrinação estatista" que foi imposta à sociedade argentina pela mídia, o sistema educacional e o establishment político.


Milei apresentou sua plataforma presidencial, que consiste em várias propostas e reformas que considera necessárias para alcançar sua visão de liberdade e mudança. Alguns deles são:


  • Uma reforma constitucional que limitaria os poderes do poder executivo, fortaleceria a independência do poder judiciário, aumentaria a representação do poder legislativo, descentralizaria o sistema federativo, protegeria os direitos e garantias individuais e estabeleceria um mecanismo de democracia direta.



  • Uma reforma monetária que eliminaria o banco central, aboliria a lei de curso legal, permitiria a livre concorrência bancária e monetária, adotaria um padrão-ouro ou um sistema de criptomoeda e acabaria com a inflação e a desvalorização da moeda.



  • Uma reforma fiscal que reduzisse o gasto público, a dívida pública, impostos, subsídios, tarifas e regulamentações, eliminasse o déficit fiscal e a pressão fiscal, equilibre o orçamento, simplifique o sistema tributário e crie uma lei de responsabilidade fiscal.



  • Uma reforma de mercado que privatizaria empresas estatais, desregulamentaria setores econômicos, liberalizar o comércio e o câmbio, promover a concorrência e a inovação, proteger os direitos do consumidor e os direitos de propriedade e promover o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico.



  • Uma reforma social que reformasse o sistema previdenciário, o sistema de saúde, o sistema educacional, o sistema trabalhista e o sistema previdenciário, com base nos princípios de escolha, eficiência, qualidade, transparência e sustentabilidade.



  • Uma reforma de segurança que reformaria a força policial, o sistema de justiça, o sistema prisional e o sistema de defesa, com base nos princípios de prevenção, proteção, acusação, punição e reabilitação.



  • Uma reforma ambiental que promova o uso de fontes renováveis de energia, a conservação dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade, a redução da poluição e do desperdício e a adoção de tecnologias e práticas verdes.



Impacto e influência de Milei na política e na sociedade argentina




Apoiadores e críticos de Milei




Milei tem uma grande e leal base de apoiadores que admiram seu carisma, sua coragem, sua honestidade, sua inteligência, seu humor e seus princípios.Eles o veem como um líder que pode trazer mudança e esperança para a Argentina, um país atormentado por problemas econômicos e sociais há décadas. Eles também compartilham suas visões e valores libertários e concordam com suas propostas e reformas. Eles o seguem nas plataformas de mídia social, comparecem a seus eventos e comícios, compram seus livros e mercadorias e votam nele nas eleições.


Milei também tem muitos críticos que não gostam de sua personalidade, seu estilo, sua linguagem, sua atitude, suas opiniões, sua ideologia e suas propostas. Eles o veem como um demagogo, um populista, um fanático, um palhaço, um provocador e um perigo para a democracia. Eles também discordam de suas visões e valores libertários e se opõem às suas propostas e reformas. Eles o criticam nas plataformas de mídia social, o confrontam em programas de rádio e TV, o denunciam na imprensa e nos tribunais e votam contra ele nas eleições.


A contribuição de Milei ao movimento libertário na Argentina




Milei é uma das figuras mais proeminentes do movimento libertário na Argentina, um movimento político e social que defende princípios e políticas libertárias. Ele contribuiu para o movimento de várias maneiras, como:


  • Educar e informar o público sobre ideias e conceitos libertários, por meio de seus livros, artigos, palestras, entrevistas, debates e postagens nas redes sociais.



  • Inspirando e motivando pessoas a se unirem à causa libertária, através de seu carisma, coragem, honestidade, inteligência, humor e princípios.



  • Organizar e liderar a comunidade libertária, através de sua participação em diversas organizações, eventos e atividades libertárias.



  • Representando e defendendo os interesses libertários, através de seu ativismo político, suas campanhas eleitorais, suas propostas legislativas e suas declarações públicas.



Milei também ajudou a aumentar a visibilidade e a popularidade do movimento libertário na Argentina, que cresceu significativamente nos últimos anos.Segundo pesquisa realizada pela Fundación Libertad y Progreso em 2020, 32% dos argentinos se identificam como libertários ou simpatizantes do libertarianismo, enquanto 68% dos argentinos concordam com pelo menos uma afirmação libertária.


Desafios e oportunidades de Milei no cenário político atual




Milei enfrenta diversos desafios e oportunidades no atual cenário político da Argentina, um país que enfrenta uma profunda crise económica e social, agravada pela pandemia de COVID-19 e pela resposta do Governo à mesma. Alguns dos desafios e oportunidades são:


  • Um desafio é superar a polarização e a fragmentação do sistema político, dominado por duas grandes coalizões: Frente de Todos e Juntos por el Cambio. Essas coalizões têm diferentes orientações ideológicas, mas compartilham uma história comum de corrupção, má gestão e populismo. Milei tem que competir com eles pelos votos e pelo apoio do povo, bem como lidar com seus ataques e críticas.



  • Uma oportunidade é capitalizar o descontentamento e frustração das pessoas com a situação atual, que tem gerado uma demanda por mudanças e alternativas. Milei tem para oferecer uma proposta diferente e atractiva que consiga ir ao encontro das aspirações e necessidades das pessoas, bem como demonstrar a sua capacidade e credibilidade para a concretizar.



  • Um desafio é expandir sua base de apoiadores além de seu eleitorado principal, que é composto principalmente por eleitores jovens, urbanos, educados, de classe média e do sexo masculino. Milei precisa alcançar outros segmentos da sociedade, como mulheres, idosos, moradores rurais, classe baixa e minorias, que podem ter preferências e preocupações diferentes. Ele também deve abordar as questões que os afetam, como igualdade de gênero, inclusão social, direitos humanos, redução da pobreza, etc.



  • Uma oportunidade é alavancar sua presença e influência na mídia, o que lhe deu um alto nível de reconhecimento e popularidade entre o público.Milei precisa usar suas plataformas de mídia para comunicar sua mensagem e visão, interagir com seus seguidores e potenciais eleitores, mobilizar seus apoiadores e voluntários e neutralizar a propaganda negativa e a desinformação de seus oponentes.



Conclusão




Milei é um político, empresário e economista que atualmente é deputado federal por Buenos Aires e líder da coalizão política La Libertad Avanza. Ele é conhecido por suas opiniões francas e controversas sobre várias questões econômicas, sociais e políticas, bem como por suas frequentes aparições na televisão e nas redes sociais. Ele também é uma das figuras mais proeminentes do movimento libertário na Argentina, defendendo o livre mercado, os direitos individuais, governo limitado e não-intervencionismo. Neste artigo, exploramos quem é Milei, quais são seus pontos de vista e ideologia, quais são seus objetivos e conquistas políticas e qual é seu impacto e influência na política e na sociedade argentina.


Milei é uma figura controversa e influente que tem gerado muita atenção e debate na esfera pública argentina. Ele também criou um movimento político que visa desafiar o status quo e oferecer uma alternativa diferente e atraente para o povo. Ele enfrenta vários desafios e oportunidades em sua busca para se tornar o presidente da Argentina em 2023. Seja bem-sucedido ou não, certamente continuará sendo um ator relevante e interessante no cenário político argentino.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre Milei:


  • Qual é o nome completo de Milei?



O nome completo de Milei é Javier Gerardo Milei. Ele também é conhecido pelo apelido de "El León" (O Leão), que adotou após raspar a cabeça e deixar crescer a barba.


  • Qual é o patrimônio líquido de Milei?



O patrimônio líquido de Milei não é conhecido publicamente, mas ele afirmou que ganha cerca de 1 milhão de pesos (cerca de 10.000 dólares americanos) por mês com suas várias atividades como economista, empresário, político e personalidade da mídia. Ele também possui várias propriedades e bens, como uma casa em Buenos Aires, uma fazenda em Córdoba, um carro, uma motocicleta e uma coleção de violões.


  • Qual é o estado civil de Milei?



Milei é divorciada e tem dois filhos de seu casamento anterior: Agustín (nascido em 1998) e Sofía (nascida em 2000). Atualmente está solteiro e afirmou que não está interessado em ter um relacionamento romântico no momento.


  • Quais são os hobbies e interesses de Milei?



Milei gosta de jogar futebol, cantar rock, ler livros, assistir filmes, viajar pelo mundo e passar tempo com seus amigos e familiares. Ele também gosta de animais e tem vários animais de estimação, como cachorros, gatos, cavalos, vacas, ovelhas, etc.


  • Quais são as afiliações políticas de Milei?



Milei é a líder da coalizão política La Libertad Avanza (Os Avanços da Liberdade), composta por vários partidos libertários e conservadores. Ele também é membro do Partido Libertário da Argentina, que faz parte da Aliança Internacional de Partidos Libertários. Ele também expressou sua admiração e apoio a alguns líderes políticos estrangeiros que compartilham de suas visões libertárias, como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Ron Paul, Nigel Farage, entre outros.


0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Africa Empire 2027 mod apk

Africa Empire 2027 Mod Apk: um jogo de estratégia para Android Você adora jogos de estratégia que desafiam sua mente e testam suas habilidades de liderança? Você quer liderar seu próprio império afric

bottom of page